Impresa e Renascença preparam site Parlamento Global
A SIC, o Expresso e a rádio Renascença estão a preparar o lançamento do site Parlamento Global. O projecto, que resulta de uma parceria entre a Impresa e a estação […]

Ana Marcela
BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24
Receitas da Havas crescem 4% para €676 milhões
Haier associa-se à Briskman e ao Millennium Estoril Open
Omnicom aumenta faturação em 1,8% mas vê lucro cair 9,7%
Publicis Groupe aumenta faturação em 9,4% para €3,53 mil milhões
Google remove 5,1 mil milhões de anúncios em 2024
Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
QSP SUMMIT 2025 arranca com cerimónia exclusiva no Palácio da Bolsa
Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025
Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025
A SIC, o Expresso e a rádio Renascença estão a preparar o lançamento do site Parlamento Global. O projecto, que resulta de uma parceria entre a Impresa e a estação do grupo Renascença, tem lançamento previsto para o início de Março no endereço www.parlamentoglobal.pt, segundo avança ao M&P Miguel Martins, editor multimédia do Expresso, um dos coordenadores, em conjunto com Nuno Saraiva (editor de política), do projecto em representação do semanário da Impresa. José Gomes Ferreira, director multimédia da SIC, e Pedro Leal, director-adjunto da Renascença, são os dois outros coordenadores do projecto que tem como objectivo, explica Miguel Martins, funcionar “como um site de referência” que visa “aproximar quem representa o país dos cidadãos”.
Parlamento Global é o culminar de um projecto anunciado por Francisco Pinto Balsemão em Julho passado, na altura da apresentação da primeira redacção multiplataforma na Assembleia da República, que passou pelo reforço da presença jornalística no parlamento, bem como pela instalação de meios técnicos, nomeadamente de um estúdio. Pedro Dias, da SIC, é o responsável pelo estúdio no parlamento, estando três jornalistas dos três órgãos de comunicação – Dina Soares (RR), Anabela Neves (SIC) e Carolina Reis (Expresso) – ligados a tempo inteiro à cobertura da actividade parlamentar. O site centrará o seu foco informativo na actualidade, disponibilizando texto, áudio e vídeo, contendo ainda, entre outros conteúdos, mini-biografias dos 230 deputados com assento parlamentar “onde os deputados respondem a quatro perguntas – neste momento 155 já estão produzidas -, blogues dos deputados, assim como “uma zona infantil que explica o parlamento às crianças, com jogos para este target”, enumera Miguel Martins. “A informação vai estar disponível no site, podendo a actualidade ser disponibilizada na SIC, na RR ou no Expresso. O objectivo é ter um cross linking permanente”, acrescenta Miguel Martins.
O projecto passa ainda por “parcerias financeiras e de formação com fundações e instituições de ensino”. Neste momento, fechada está uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian estando outras “a serem negociadas”. A Bloom Graphics, marca da GMTS (empresa do universo SIC), está a assegurar a construção do site que terá espaço publicitário, sendo a gestão do mesmo assegurada pela Impresa.com, empresa que assegura a gestão comercial dos sites do grupo Impresa.