ERC avisa directores de jornais para separarem publicidade e conteúdo editorial
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu ontem um aviso aos responsáveis editoriais no sentido de uma melhor separação entre publicidade e conteúdos jornalísticos, sob pena de accionar […]
Ana Marcela
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A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu ontem um aviso aos responsáveis editoriais no sentido de uma melhor separação entre publicidade e conteúdos jornalísticos, sob pena de accionar as penalizações previstas na lei.”A ERC vem verificando a ocorrência, em publicações periódicas, de práticas publicitárias susceptíveis de configurarem lesão de normativos legais e deontológicos que regem a actividade jornalística”, alerta o organismo no parecer ontem emitido. No comunicado, a ERC refere o “significativo volume de publicidade” que não cumpre os requisitos da Lei de Imprensa, incluindo a menção da palavra publicidade ou PUB no início do anúncio ou o nome do anunciante, bem como “o advento de práticas publicitárias particularmente invasivas dos espaços jornalísticos, acarretando a descontinuidade e desmembramento de textos noticiosos, por interposição das mensagens publicitárias no seu interior”.
Violações sancionáveis pela Lei de Imprensa e a ERC, diz, não deixará de “assegurar o pleno respeito das normas vigentes”.