Questionada originalidade da nova imagem da Optimus
A Optimus afirmou sexta-feira, em comunicado, que “não tem fundamento” qualquer semelhança entre a nova imagem da marca e o logotipo da Nokia Trends Lab. A marca reagia assim a insinuações anónimas chegadas às redacções que davam conta da afinidade entre as duas identidades visuais.

Filipe Pacheco
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A Optimus afirmou sexta-feira, em comunicado, que “não tem fundamento” qualquer semelhança entre a nova imagem da marca e o logotipo da Nokia Trends Lab. A marca reagia assim a insinuações anónimas chegadas às redacções que davam conta da afinidade entre as duas identidades visuais. “Enquanto o mercado reage com falsas acusações, a Optimus esforça todos os esforços no cliente em dar resposta às suas necessidades”, rematava a empresa num esclarecimento enviado às redacções.
No entanto, a Nokia Trends Lab não foi a única imagem a ser comparada à da Optimus. Na internet surgiram também comentários que estabeleciam um paralelo entre a marca EDP 5D, lançada em Setembro de 2006, e a imagem da Optimus. Rui Morais, director criativo da Mola Ativism, agência que criou esta marca para a EDP, referiu ao M&P que, ao serem utilizadas as bolhas nas duas imagens, revelam-se “semelhanças gráficas”, salvaguardando, contudo, que “o conceito criativo é diferente”.
Também o tipo de letra agora adoptado pela Optimus foi comparado em blogues ao da Novodesign, empresa que deu origem à Brandia. Contactado pelo M&P, Carlos Coelho, ex-responsável máximo pela empresa, referiu que “é uma constatação concreta. São muito semelhantes”. Embora acredite que “não fosse essa a intenção”, acrescenta, no entanto, que “talvez uma marca merecesse outra atenção para que esse tipo de coisas fosse evitado. Isso requer um trabalho original, que implica mais tempo e mais investimento”. A Optimus recusou-se a tecer qualquer comentário sobre eventuais semelhanças com a EDP 5D e o lettering da Novodesign.