Audiências de rádio sobem no quarto trimestre de 2007
As audiências totais de rádio subiram 2,25% no decorrer do quarto trimestre ano passado em relação à vaga anterior, crescimento que inverte a tendência de quebra no meio.De acordo com […]
Maria João Morais
News Now tem luz verde da ERC. Novo canal informativo da Medialivre cria 58 postos de trabalho
Prémios de Marketing M&P’23: ‘É uma menina’ vence Grande Prémio, Dentsu Creative é Agência Criativa do Ano, Mindshare é Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte é Marketeer do Ano
LinkedIn testa feed de vídeos de curta duração (com vídeo)
Ana Calheiros Lobo assume direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da MO
DAZN renova com La Liga por mais cinco anos em Portugal e Itália (com vídeo)
Teresa Mota é a nova diretora de informação da Bauer Media
Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições
Nova campanha da Super Bock Sky tem criatividade d’O Escritório
Village Underground celebra 10 anos com nova identidade visual criada pela Poets & Painters
TTouch elabora estratégias de impacto social da EDP e da Meo (com vídeo)
As audiências totais de rádio subiram 2,25% no decorrer do quarto trimestre ano passado em relação à vaga anterior, crescimento que inverte a tendência de quebra no meio.De acordo com os dados do Bareme Rádio divulgados na sexta-feira, todos os grupos vêm as suas audiências subir em relação ao terceiro trimestre de 2007. O Grupo Renascença no total das suas rádios sobe dos 23,9 para 24,4%, enquanto a Media Capital Rádios regista uma subida de 13,1 para 13,9%. Também as rádios públicas apresentam um ligeiro crescimento, dos 8,6 para os 8,7%, e finalmente a Controlinveste sobe dos 3,8 para os 3,9%.
Neste cenário a RFM surge em contra-ciclo, uma vez que apresenta uma descida de 2,14% em relação ao terceiro trimestre de 2007, embora se mantenha na liderança da tabela das rádios mais ouvidas com 13,7% de audiência acumulada de véspera (AAV). Oito das 12 rádios presentes na tabela apresentam subidas de audiência no quarto trimestre do ano passado. Entre elas está a Rádio Renascença, que cresce 1,09% face ao trimestre anterior para os 9,3%, embora mostre uma descida de 7% relativamente ao período homólogo.
Na terceira posição continua a Rádio Comercial com 6,9% de audiência acumulada de véspera. A rádio dirigida por Pedro Ribeiro mostra uma subida de quase 3% em relação à vaga anterior. Também a Antena 1 apresenta um crescimento em termos de ouvintes no trimestre em análise, ao subir 4,35% face à vaga anterior, para os 4,8% de audiência média. Na posição seguinte surge a Cidade FM com 4,3% de AAV. A estação da Media Capital Rádios (MCR) dirigida ao target mais jovem apresenta uma subida de 4,88% em relação ao trimestre anterior, embora mostre uma descida de 8,51% face à vaga homóloga.
A TSF/Press segura a sexta posição do Bareme com uma ligeira subida para os 3,9%, ainda assim um valor aquém dos 4,3% registados na vaga homóloga. Em sentido descendente está a Antena 3, com uma quebra de 5,88% para os 3,2% de AAV. A Mega FM, por seu lado, continua em sentido ascendente, desta feita com uma subida de 12,5%, para os 1,8% de audiência.
De assinalar a subida de 30% face à vaga anterior do Rádio Clube, que se fixa nos 1,3% de AAV. A estação liderada por Luís Osório consegue inverter a tendência de quebra que acompanhou a rádio desde a sua reformulação em Janeiro do ano passado, apesar de em relação ao último trimestre de 2006 ainda registar uma quebra de 45%. Por sua vez, a mais recente emissora lançada pela MCR, a M80, apresenta um crescimento assinalável de 57,14% em relação ao terceiro trimestre, para os 1,1% de audiência acumulada de véspera. Em sentido contrário está a Best Rock FM, que desce 16,67% em relação à vaga anterior e 50% face à homóloga, fixando-se nos 0,5%.
A fechar a tabela encontra-se a Antena 2, também com uma descida de 20% face ao terceiro trimestre, para os 0,4%.