Audiências de rádio sobem no quarto trimestre de 2007
As audiências totais de rádio subiram 2,25% no decorrer do quarto trimestre ano passado em relação à vaga anterior, crescimento que inverte a tendência de quebra no meio.De acordo com […]

Maria João Morais
O que pode ler na edição 979 do M&P
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Tarifas de Trump obrigam Temu e Shein a cortar no investimento publicitário
M&P 979: Publicidade minimalista + ‘Gamer’ Dio Rods vence no Instagram + Opinião de João Paulo Luz, Paula Cosme Pinto e Hélder Pombinho
Zendaya vive aventura intergaláctica em campanha da On
HoneyGuide comunica rebranding do hotel Forte de Gaia
Turismo de Portugal atrai festivaleiros com campanha da Dentsu
Dior anuncia Ashley Park como nova embaixadora
OpenAI cria rede social para competir com o X
Publicidade digital deve ser relevante, não intrusiva e acrescentar valor
As audiências totais de rádio subiram 2,25% no decorrer do quarto trimestre ano passado em relação à vaga anterior, crescimento que inverte a tendência de quebra no meio.De acordo com os dados do Bareme Rádio divulgados na sexta-feira, todos os grupos vêm as suas audiências subir em relação ao terceiro trimestre de 2007. O Grupo Renascença no total das suas rádios sobe dos 23,9 para 24,4%, enquanto a Media Capital Rádios regista uma subida de 13,1 para 13,9%. Também as rádios públicas apresentam um ligeiro crescimento, dos 8,6 para os 8,7%, e finalmente a Controlinveste sobe dos 3,8 para os 3,9%.
Neste cenário a RFM surge em contra-ciclo, uma vez que apresenta uma descida de 2,14% em relação ao terceiro trimestre de 2007, embora se mantenha na liderança da tabela das rádios mais ouvidas com 13,7% de audiência acumulada de véspera (AAV). Oito das 12 rádios presentes na tabela apresentam subidas de audiência no quarto trimestre do ano passado. Entre elas está a Rádio Renascença, que cresce 1,09% face ao trimestre anterior para os 9,3%, embora mostre uma descida de 7% relativamente ao período homólogo.
Na terceira posição continua a Rádio Comercial com 6,9% de audiência acumulada de véspera. A rádio dirigida por Pedro Ribeiro mostra uma subida de quase 3% em relação à vaga anterior. Também a Antena 1 apresenta um crescimento em termos de ouvintes no trimestre em análise, ao subir 4,35% face à vaga anterior, para os 4,8% de audiência média. Na posição seguinte surge a Cidade FM com 4,3% de AAV. A estação da Media Capital Rádios (MCR) dirigida ao target mais jovem apresenta uma subida de 4,88% em relação ao trimestre anterior, embora mostre uma descida de 8,51% face à vaga homóloga.
A TSF/Press segura a sexta posição do Bareme com uma ligeira subida para os 3,9%, ainda assim um valor aquém dos 4,3% registados na vaga homóloga. Em sentido descendente está a Antena 3, com uma quebra de 5,88% para os 3,2% de AAV. A Mega FM, por seu lado, continua em sentido ascendente, desta feita com uma subida de 12,5%, para os 1,8% de audiência.
De assinalar a subida de 30% face à vaga anterior do Rádio Clube, que se fixa nos 1,3% de AAV. A estação liderada por Luís Osório consegue inverter a tendência de quebra que acompanhou a rádio desde a sua reformulação em Janeiro do ano passado, apesar de em relação ao último trimestre de 2006 ainda registar uma quebra de 45%. Por sua vez, a mais recente emissora lançada pela MCR, a M80, apresenta um crescimento assinalável de 57,14% em relação ao terceiro trimestre, para os 1,1% de audiência acumulada de véspera. Em sentido contrário está a Best Rock FM, que desce 16,67% em relação à vaga anterior e 50% face à homóloga, fixando-se nos 0,5%.
A fechar a tabela encontra-se a Antena 2, também com uma descida de 20% face ao terceiro trimestre, para os 0,4%.