«A poupança infantil é uma missão BES»
“O BES vê a pedagogia da poupança como missão”. Quem o diz é Rita Torres Baptista, directora coordenadora de marketing de comunicação do BES, banco que encomendou à APEME o […]
Maria João Lima
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
“O BES vê a pedagogia da poupança como missão”. Quem o diz é Rita Torres Baptista, directora coordenadora de marketing de comunicação do BES, banco que encomendou à APEME o estudo “A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas', apresentado esta quarta-feira. Segundo esta profissional, o BES acredita na importância da poupança para construção de uma sociedade equilibrada. “Sempre foi importante poupar, mas é um tema cada vez mais arredado da agenda das famílias, da agenda dos adultos. Os adultos não poupam, ou poupam pouco, embora considerem que é importante fazê-lo. “Faz como eu digo, não como eu faço' é praticamente a mensagem que passam aos filhos. Porque a poupança tem que ter futuro, quisemos conhecer a perspectiva das crianças”, explica Rita Torres Baptista.
E esta aproximação aos mais novos tem a ver, segundo Rita Torres Baptista, com a urgência de disciplinar a poupança desde cedo, criando o hábito de poupar, a continuidade e a regularidade da poupança. “Num mundo em que a poupança parece cada vez mais erradicada da agenda do consumidor, a poupança infantil é uma missão BES”, refere. Segundo o estudo realizado pela APEME, 89% das crianças inquiridas já poupam. Recursos como a energia eléctrica ou a água são apontados, por 30% das crianças, como factores a ter em conta na lista da poupança.Dos inquiridos 65% têm conta bancária. Um posicionamento que começa em tenra idade, pela mão dos pais (82%), que começam a amealhar quando abrem a primeira conta bancária, depois do nascimento dos filhos.
A parábola dos DEZ Porquinhos
Todos os anos existem novidades que suportam as novas campanhas da Poupança BES Júnior e este não será excepção. “Em Novembro daremos início a uma campanha, onde na abertura ou reforço de um produto da Poupança BES Júnior, cada criança receberá o livro, a parábola dos DEZ Porquinhos, escrito por Rosa Lobato Faria e com ilustrações de Agatha Ruiz de La Prada”, revela Rita Torres Baptista. Por cada livro entregue o BES contribuirá com cinco euros para as crianças carenciadas das Instituições Novo Futuro e Comunidade Juvenil Francisco de Assis.
O estudo “A formação do sentido de poupança nas crianças portuguesas” foi efectuado entre os meses de Setembro e Outubro de 2007 pela APEME. No total foram entrevistadas 32 crianças em grupos e 231 crianças individualmente, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, residentes na Grande Lisboa e Grande Porto.