Os grandes grupos de comunicação social
Na edição desta semana do Meios & Publicidade publicamos um especial sobre os grandes grupos de comunicação social que operam no nosso país e também, pelo terceiro ano consecutivo, um […]
Carla Borges Ferreira
Hill & Knowlton distinguida em Londres por desempenho em Portugal
Editoras executivas da Caras, Caras Decoração e Activa assumem direção interina após saída de Natalina de Almeida
André Opticas lança a primeira coleção cápsula de óculos NFT no mundo
Alejandro Lacorte é o novo diretor-geral da Bimbo
Podcast da Wells dedica segundo episódio à menopausa
Google suspende 12,7 milhões de contas de anunciantes e 5,5 mil milhões de anúncios por violarem normas
Diana Pinto é a nova diretora de marketing digital da Sonae Sierra
Plot Content Agency cria agência de comunicação corporativa
Lisbon Digital School oferece a estudantes universitários formação em marketing digital e inovação
McCann Lisboa conquista comunicação offline da Sumol
Na edição desta semana do Meios & Publicidade publicamos um especial sobre os grandes grupos de comunicação social que operam no nosso país e também, pelo terceiro ano consecutivo, um descartável com os organogramas, estrutura accionista e uma lista de contactos dos responsáveis editoriais, comerciais e de marketing dos cerca de 130 meios que integram os nove maiores grupos do país.
Logo num primeiro olhar, o mapa sistematiza alguns dados curiosos:
1 – Nos nove principais grupos do país temos três internacionais, quatro nacionais privadas, a Igreja e o Estado;
2 – Dos nove apenas três estão cotados em bolsa;
3 – Dos nove dois mudaram de mãos este ano;
4 – As principais alterações, em relação ao ano passado, surgem na Impresa, nomeadamente através da forte aposta no digital;
5 – Na Media Capital a acção da mudança de accionista fez-se sentir sobretudo no sector da rádio;
Em relação ao mapa do ano passado, há ainda a realçar uma ausência: a da Hachette Filipacchi Publicações, editora encerrada esta semana. Em Portugal desde 1988, chegou a colocar em banca quase uma dezena de títulos. Neste momento editava a Elle, a Ragazza, a Premiere e a Casa Dez e Cozinha Dez. As duas primeiras passarão, ao que tudo indica, para a RBA, editora presente em Portugal desde o final do ano passado, dirigida pela antiga directora comercial da Hachette e que,até agora, apenas tem no seu portfólio a National Geographic. Uma vez que estamos a falar de uma das maiores editoras do país vizinho, com mais de 30 títulos, não será de estanhar se em 2008 o Especial Grupos de Comunicação Social tiver um novo protagonista.