Faça as oportunidades de emprego virem ter consigo
O futuro da sua carreira passa por delinear uma estratégia que o mantenha visível junto dos decisores. Para que estes se mantenham atentos em relação às suas competências gira da […]
Filipe Pacheco
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O futuro da sua carreira passa por delinear uma estratégia que o mantenha visível junto dos decisores. Para que estes se mantenham atentos em relação às suas competências gira da melhor forma os factores que realçam o seu valorOespecialista em branding William Arruda aponta o caminho para que você inverta os papéis quando está interessado em mudar para outra empresa. Em vez de passar pelo penoso processo de procura de emprego, faça com que este “venha ter consigo”. O futuro da gestão da carreira passa seguramente por aí e, nesse âmbito, é conveniente elaborar um plano que o torne num alvo apetecível para os empregadores.
De acordo com um artigo publicado por Arruda no Marketing Profs, a visibilidade e a demonstração do seu valor são fundamentais. E neste particular, a estratégia passa, em primeiro lugar, por identificar a quem é importante dar a conhecer as competências que tem para oferecer. Isto passa obviamente por fazer uma lista de pessoas que ocupam cargos que, eventualmente, possam influenciar a opinião dos decisores ao nível do recrutamento. Estabelecido esse target, envide esforços para pôr o seu nome na “boca” dessas pessoas. Seja “selectivamente famoso”, pois esse é o segredo, lê-se no artigo. Sendo assim, procure igualmente manter a visibilidade junto deles.
A outro nível, prossegue, os decisores e potenciais parceiros de negócio devem saber o que é que você tem de relevante e interessante para lhes mostrar, sendo que é fundamental realçar as características que fazem de si alguém singular e único.
De resto, ter opiniões próprias reforçará a sua imagem, uma vez que se tiver uma visão da realidade igual a todos os outros profissionais, ninguém o vai querer ouvir. Tome, portanto, posição em relação a matérias profissionais e assegure-se que a sua mensagem é bem canalizada.
Nesse contexto, segundo William Arruda, é de igual modo relevante construir uma vasta rede de influências. A terminar, o artigo deixa o seguinte conselho: “incremente a sua visibilidade virtual através da criação de um blogue ou de um site que lhe possibilite estar em permanente interacção com profissionais competentes e interessantes e, se possível, não desperdice a oportunidade para discursar em público”