Três temas dão o mote em campanha da Amb3E
São três os temas criados pela Y&R Red Cell para a campanha publicitária sobre reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em Portugal. Máquina de lavar, lâmpada e computador foram os objectos escolhidos para protagonistas da campanha “Livre-se do seu mono, já!” que hoje arranca, disse ao M&P Victor Sousa Uva, director de comunicação da Amb3E.
Maria João Lima
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São três os temas criados pela Y&R Red Cell para a campanha publicitária sobre reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em Portugal. Máquina de lavar, lâmpada e computador foram os objectos escolhidos para protagonistas da campanha “Livre-se do seu mono, já!” que hoje arranca, disse ao M&P Victor Sousa Uva, director de comunicação da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (Amb3E). Mas, além destes três temas há mais filmes produzidos, nomeadamente um de telemóvel, um de frigorífico e um de uma televisão. Mas, para já, ou seja, “até ao início de Novembro estarão no ar apenas os filmes máquina de lavar, lâmpada e computador”, frisou o director de comunicação. Os restantes serão usados, provavelmente, apenas no próximo ano.Quanto ao investimento que será feito nesta campanha Victor Sousa Uva escusou-se a revelar montantes dizendo que “o investimento será forte e corresponde ao esforço de sensibilização do consumidor final”. Através da licença que o Estado concedeu à Amb3E está estabelecida uma percentagem, em função da receita, que tem de ser investida e aplicada na sensibilização do consumidor.
O plano estratégico de comunicação da Amb3E passou por três fases. Numa fase inicial que começou em 2006 e se prolongou no início de 2007, a Amb3E centrou-se nos agentes ligados ao sector, como associações comerciais. “Procurou-se atingir e sensibilizar este alvo que são os potenciais aderentes ao sistema”, explicou Victor Sousa Uva. Numa segunda fase, no segundo trimestre de 2007, a Amb3E enviou mailings à distribuição e retalhistas. E agora arranca a terceira fase de informação e sensibilização do consumidor final. “Todo o sistema só funcionará se o consumidor alterar os seus hábitos”, explicou.
A campanha estará presente em televisão, nos quatro canais em sinal aberto, e em imprensa especializada. Haverá também uma pequena inserção na RTPN.
Victor Sousa Uva explica que foi escolhido o final da época balnear para arrancar com a campanha porque “depois de regressarem de férias as pessoas estão mais receptivas a este tipo de mensagens”. E acrescenta que a campanha termina em Novembro porque começam as mensagens natalícias, com apelo ao consumo, ficando o meio mais saturado.
Recorde-se que a conta da Amb3E foi ganha pela Y&R Red Cell em concurso em que participaram também a Euro RSCG, McCann Erickson, TBWA e Caetsu.