RTP2 regressa na segunda-feira

Por a 16 de Março de 2007

Na próxima segunda-feira, dia 19, mais de três anos depois de ter adoptado a designação de 2:, a segunda estação do operador público de televisão vai voltar a ser conhecida como RTP2. Esta semana, os responsáveis do canal deram a conhecer a nova imagem, que foi concebida pela Brandia Central, e a nova marca da RTP2 que, “mais do que uma ruptura com o passado”, tem como objectivo principal mostrar “o que ainda não foi visto”, mas que o canal se compromete a “dar a ver”. De resto, a nova assinatura da RTP2 passa exactamente esta mensagem, ou seja: “Quem Vê, Quer Ver”.

De recordar que a 5 de Janeiro de 2004, durante o Governo de Durão Barroso, e com a pasta da Comunicação Social entregue ao então ministro da presidência Nuno Morais Sarmento, a estação adoptou a designação de 2:. De acordo os planos do governo social-democrata, estava previsto que até 2012 o canal passasse para a alçada da sociedade civil. No entanto, e depois da aprovação da nova Lei da Televisão, onde os dois canais da RTP voltaram a ser integrados numa única concessão de serviço público, este cenário desvaneceu-se e os responsáveis da 2: decidiram recuperar a marca que desde a criação do canal, em 1968, foi dada a conhecer aos portugueses.

Apesar da estação já não ‘correr o risco’ de ser entregue á sociedade civil, uma das marcas da RTP2 será a manutenção dos programas elaborados em parcerias. Sociedade Civil, Entre Nós, Universidades, Clube de Jornalistas, Clube de Imprensa, Iniciativa, Universidade Aberta, Nós, Da Terra ao Mar, Consigo, Vida por Vida e Diga lá Excelência, são alguns dos exemplos de formatos que vão continuar em destaque na grelha da estação.

Entretanto, a ‘nova’ RTP2 vai estrear um conjunto de novos programas. No campo da produção nacional, destaque para Ilha das Cores, programa infantil, dirigido a crianças entre os dois e os seis anos, Indisciplinas, série documental dedicada á presença da ciência e da tecnologia no dia-a-dia, e um ‘novo’ Por Outro Lado. Simultaneamente, a RTP2 vai emitir um conjunto de documentários dedicados a várias figuras de destaque da sociedade portuguesa.

No que diz respeito aos conteúdos importados, a RTP2 vai apostar em duas novas séries. Casa Sombria (Bleak House, um original da BBC) e Irmãos & Irmãs (Brothers & Sisters, da Touchstone Pictures) são as novidades. Além destas estreias, a estação vai dar também continuidade a um conjunto de produções que nos últimos tempos têm marcado presença na sua grelha. Assim, e ao longo das próximas semanas, a RTP2 vai estrear a última temporada de Sopranos, a sexta série de 24, a terceira de Letra L e a segunda de Roma e de Sobrenatural.

A mudança de imagem e de marca da RTP2 será comunicada através de uma campanha multimeios (televisão, imprensa e outdoor), que irá arrancar também no dia 19 de Março e é da responsabilidade da Lowe & Partners.

Deixe aqui o seu comentário