Os marcos e factos de 40 anos de marketing
Carlos Manuel de Oliveira compilou alguns marcos e factos de marketing que ocorreram em Portugal nas últimas quatro décadas, tantas quantos os anos de existência da APPM. Descubra as suas […]
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Carlos Manuel de Oliveira compilou alguns marcos e factos de marketing que ocorreram em Portugal nas últimas quatro décadas, tantas quantos os anos de existência da APPM. Descubra as suas escolhas que constarão do livro 40 Anos de Marketing: Passado e Futuro, da autoria do presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), a ser editado em Outubro 2007
Os primórdios do marketing em Portugal
Anos 60
– O marketing em Portugal, como filosofia e conjunto de técnicas de gestão empresarial é introduzido pelas grandes multinacionais dos produtos de grande consumo e também da área farmacêutica. Assumem, nos primeiros tempos, especial relevância a Unilever, Procter & Gamble, Henkel, Nestlé, Colgate-Palmolive, Schering, Sandoz, entre outras. Das empresas portuguesas, o Grupo CUF – um dos mais modernamente geridos no início da década de 60 – tem, neste domínio, um papel mais marcante e mesmo facilitador dos primeiros movimentos em torno da promoção e divulgação do marketing, no apoio á criação da SPM.
1967
– Criação da Sociedade Portuguesa de Comercialização (Marketing)/SPM, mais tarde APPM, a qual nasce um pouco no seio do Grupo CUF, em particular da Companhia de Seguros Império, através do dr. Luís Barbosa, ao momento director da empresa.
O primeiro presidente da SPM eleito na primeira assembleia-geral, de 21 de Março, é o doutor Manuel Duarte Pereira, ao momento professor no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, ISCEF (actual ISEG). É a primeira e pioneira associação dos profissionais da área, criada com objectivos técnico-científicos de divulgação, informação e formação. Aquando da sua criação, conta com 21 associados. A Sociedade vem a assumir um papel relevante na dinamização e promoção do marketing, assim como na formação especializada. Criação da Confederação Europeia de Marketing, que representa o marketing e os seus profissionais a nível europeu, congregando as associações nacionais. A APPM é o membro nacional desta organização e o seu representante em Portugal.
Anos 70
– Início do processo de transformação da economia portuguesa: relativa perda de importância da produção de alguns sectores tradicionais (vestuário e calçado, produtos alimentares) e artigos metálicos e máquinas, produtos químicos, petrolíferos e plásticos). – O marketing global.
1970
– 1ª revista de marketing portuguesa: Revista Portuguesa de Marketing, editada pela SPM.
1972
– I Seminário Internacional de Marketing, O Marketing e a Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo, organizado pela SPM
O 25 de Abril teve, como é sabido, diversos impactos sobre a sociedade, a economia e as organizações. A SPM reagiu, no entanto, positivamente e, durante o fim da década de 70 e 80, iniciou um conjunto – ao momento – pioneiro, a nível da formação em marketing, publicidade, vendas, estudos de mercado e comércio internacional.
1974
– O ‘pecado do marketing’, perante a ideologia dominante ao momento.
– O ano de 1974 cria a oportunidade para o surgimento da disciplina do marketing político e eleitoral.
1976
– Primeiro livro português de marketing: Iniciação ao marketing. Técnicas de vendas, Autores: Salcedas da Cunha, Oliveira Ramos e Cardoso de Araújo.
Anos 80
– As reprivatizações. O nascimento e/ou renascimento dos grupos económicos. A adesão á CEE
– Liberalização da economia e, em particular, do sistema financeiro.
– Chegada ao mercado do Grupo BCP, que veio revolucionar o marketing bancário e financeiro em Portugal e, veio introduzir uma nova dinâmica nas valências da comunicação comercial/ publicidade e da distribuição/novos canais. O marketing ‘chega’ á área bancária.
– Explosão da informação. A Internet. Marketing Global, Marketing Local.
1982
– O Prof. Luiz Moutinho, actualmente catedrático da Universidade de Glasgow, torna-se no primeiro português doutorado em Marketing, em Sheffield, no Reino Unido.
1983
– Criado o Grande Prémio RTC, o qual vai premiar a criatividade publicitária na televisão.
– Outros prémios que reconhecem a criatividade nacional: Intervoz (rádio), Pegasus Awards (Selecções do Readers’ Digest), Melhor em Direct Marketing (CTT).
1984
– Criada a primeira escola de marketing em Portugal: Instituto Português de Administração de Marketing, IPAM, Porto. O ensino superior do marketing encarado como uma área de formação e especialização autónomas.
1985
– Inauguração do primeiro hipermercado: Continente, em Matosinhos. Representa, também, um novo impulso á gestão de marketing, em particular da distribuição e sua relação com os consumidores, produtores, restantes fornecedores e comunidades locais.
– Primeira edição da revista Marketing e Publicidade dirigida por James Lanham, um dos percursores da actividade editorial nas áreas do marketing e da comunicação.
1987
– Criação da Associação Portuguesa de Marketing Directo, congregando diversas empresas do sector.
1989
– Primeira edição do Jornal Briefing.
Anos 90
– A expansão económica. A subsidiação estatal e comunitária, o acesso aos fundos. O Euro. Globalização.
– Desenvolvimento acentuado dos sistemas de informação e comunicação e de soluções técnicas-base para a gestão de marketing: “mining” e constituição de bases de dados relacionais, segmentação, previsão comportamental, geo-marketing. Marketing Individual (1to1) e Relacional.
– A mobilidade, a Comunicação Móvel e o despoletar de novas formas, interactivas, de comunicação com o mercado e os consumidores (telemóveis, internet, PDA).
– O telemarketing assume uma função cada vez mais marcada nas estratégias de marketing, comunicação e vendas das empresas, muitas vezes mal e abusivamente utilizado. – Marketing baseado no Valor.
1990
– Marktest lança medição de audiências na televisão, através da AGB Portugal.
– Primeiros passos para a criação de centrais de compras de media. A Universal Media (Grupo McCann) é uma das percursoras.
1991
– A SPM enceta uma nova dinâmica, após a eleição da direcção presidida por Luís Artur Ribeiro Pessoa.
1991
– Criação do Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade, ICAP, por representantes de anunciantes, agências de publicidade e meios.
– APAP organiza o primeiro Congresso da Publicidade. Primeira Expo-marketing.
1992
– Edição portuguesa do Mercator, de iniciativa dos co-autores Joaquim Vicente Rodrigues e Pedro Dionísio sobre uma obra de Denis Lindon, Jacques Lendrevie e Julien Lévy, Publicações D.Quixote.
1993
– Primeiro Encontro dos Profissionais de Marketing, SPM e primeira Feira do Livro do marketing, em Lisboa e no Porto, SPM.
1994
– A partir deste ano, diversas agências portuguesas conquistam Leões nos Festivais Internacionais de Cannes.
– Jornadas sectoriais da SPM: Turismo, Farmacêutica, Merchandising.
1995
– Campanha de publicidade marcante da Telecel, o famoso Tou Chim?!, da autoria de Edson Athayde (actualmente vice-presidente criativo da Ogilvy Portugal), brasileiro, director criativo da Young & Rubicam.
1996
– Lançamento da revista Marketeer, projecto independente da autoria e iniciativa de um grupo de profissionais de marketing.
– Joaquim Vicente Rodrigues assume a presidência da SPM.
1997
– Lançamento do Banco Universo. Um novo conceito de marketing, baseado na distribuição e na lógica do grande consumo. Pretende-se introduzir a materialização nos serviços financeiros, com o “conceito físico de produto”.
– Conferência Mercator, Lisboa. Aquando do lançamento do livro com o mesmo nome. Uma conferência dirigida a estudantes que congrega 920 presenças.
– Lançado pela SPM o Boletim Na Rota do Marketing
1998
– A circunstância da realização da Exposição Internacional Expo 98 cria uma dinâmica empresarial, não só em Lisboa, com declinações em diversas actividades, animando o mercado publicitário. A Y&R é a agência responsável pela comunicação do evento.
– A Renova reposiciona a oferta, penetra em novas categorias e inova na sua estratégia de comunicação.
– Lançamento do Jornal Meios & Publicidade.
– Lançado o Festival de Publicidade do Clube de Criativos.
– Lançamento pela SPM da Enciclopédia Internacional do Marketing, em colaboração com a EMC.
– Visita a Portugal de Dinos Lambrinopoulos, Presidente da World Marketing Association, a convite da SPM.
1999
– Aprovação do Programa da Marca Portugal
– Criação do Conceito Semana Nacional de Marketing. Este foi e ainda é o principal evento do marketing a nível nacional, que congrega mais de 2500 pessoas interessadas no marketing.
– As operadoras móveis dominam o mercado publicitário português.
Anos 00 (séc.XXI)
– O marketing tribal: os fenómenos das tribos do surf, MTV, Morangos com Açúcar.
– A televisão interactiva, Palmtops, os MP3 e os telemóveis 2 1/2 e 3G.
– O despoletar do marketing sustentável.
2000
– O início do novo século constituiu uma oportunidade para as marcas tecerem estratégias de produto e de comunicação nele baseadas, desde o lançamento de edições exclusivas e comemorativas até a campanhas específicas.
– António Silva Gomes cria o Festival Internacional de Publicidade de Língua Portuguesa.
– SPM assume a designação de APPM, Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing e cria uma estruturada identidade corporativa.
– Segunda Semana Nacional de Marketing: E-marketing 2000.
– Lançamento do website APPM e da nova identidade gráfica (Barbieri, Comunicação e Marketing)
– O início da “guerra das cervejas”.
– A APPM adere á EMC, European Marketing Confederation.
2001
– Lançamento do Guia do Marketing.
– Terceira Semana Nacional de Marketing: 2001, Odisseia do marketing.
– Edição pela APPM dos Produtos do Século e Marcas do Milénio.
2002
– Campeonato do Mundo de Futebol. Rui Costa, pela Pepsi e Figo, pela Nike aparecem como “endorsers” destas marcas, a nível mundial.
– Campanhas publicitárias da Frize.
– Eleição de Carlos Manuel de Oliveira, como presidente da direcção.
– Criação da Identidade Visual actual (Ogilvy Design).
– Lançamento dos Acordar com o Marketing.
– 1ª edição dos Portugal Marketing Awards. Primeiro evento da Associação dos Profissionais, que visa distinguir os que mais se distingam no exercício da sua actividade, em cerca de dezassete sectores de actividade e, globalmente, nas suas carreiras.
– Quarta Semana Nacional de Marketing: Marcas, o 5º Poder.
2003
– Lançamento pela APPM da newsletter mensal Marketing Power e da e-newsletter actual. Adopção do conceito da Vitamina Empresarial, através do marketing. Salto qualitativo na comunicação, moderna, despreconceituada, interveniente. Ano de acentuada captação de associados, por parte da APPM.
– A APPM entrega, em Lisboa, o Lifetime Achievement Award (Prémio Carreira, no âmbito dos Portugal Marketing Awards) ao prof. Philip Kotler.
– 5ª Semana Nacional de Marketing: Consumidor, o Elo Mais Forte.
2004
– O ano de 2004 vem representar uma nova oportunidade para as marcas apoiarem e reforçarem a presença junto dos consumidores, pela realização do UEFA Euro Cup e do Rock in Rio.
– 1ª Assembleia Geral da EMC, European Marketing Confederation, em Portugal, no Estoril.
– 6ª Semana Nacional de Marketing: The Marketrix: está pronto para entrar no futuro?
2005
– O rallye Dakar, pela partida de Lisboa, gera novas oportunidades de comunicação para as marcas, mas também para a imagem de Portugal no exterior, em particular na área do turismo.
– Reactivação do Programa da Marca Portugal e sua reformulação, baseada no conceito Marcas Portuguesas.
– Primeiro Código de Conduta dos Profissionais de Marketing, APPM.
– 7ª Semana Nacional de Marketing: Marketing Experiencial, Touch Points.
– Assembleia Geral da EMC em Moscovo: Carlos Manuel de Oliveira, Presidente da APPM é nomeado Vice-Presidente da organização.
2006
– 8ª Semana Nacional de Marketing: Next Level. Prepare-se Para os Novos Desafios do Marketing.
2007
– APPM lança o Programa de Desenvolvimento de Competências em Marketing (PDCM).
– A APPM celebra o 40º aniversário.
– A APPM conta com 5600 associados, entre os quais 95 empresas.