Pepsi-Cola lança 7UP Ice

Por a 23 de Abril de 2004

A Pepsi-Cola Portugal acaba de lançar a 7UP Ice, um novo refrigerante de lima-limão que, á tradicional 7UP, acrescenta o sabor de menta. Com este lançamento, a marca espera aumentar as vendas e a sua quota de mercado

Cecília Arroja

APepsi-Cola Portugal acaba de lançar no mercado português a 7UP Ice, um novo refrigerante da marca que, “além do tradicional sabor lima-limão, tem também o saber da menta e um agente refrescante. É este agente a principal diferença em relação á 7UP original, uma vez que permite manter durante muito mais tempo uma sensação refrescante na garganta”, explica Rui Encarnação, director geral da Pepsi-Co Portugal.

O sabor a menta não é, no entanto, o único aspecto inovador. A 7UP Ice é um produto 100% português, concebido na fábrica do Pombal e que brevemente será exportado para outros países, como salienta o responsável pela marca em Portugal: “É um lançamento português. Portugal vai ser o primeiro país a lançar 7UP Ice. Podemos referir que a fábrica do Pombal fez história no dia 23 de Março, ao produzir a primeira lata de 7UP Ice em todo o mundo”. O responsável acrescenta que, ainda este ano, o novo produto será lançado em outros países, embora ainda não revele em quais.

Aumentar as vendas

Antes do lançamento da 7UP Ice, a marca efectuou vários estudos junto dos consumidores, nos quais a aceitação do novo produto atingiu os 95%. Destes, 78% manifestou intenção de o comprar aquando do seu lançamento, enquanto 24% referiu que iria passar a alternar o consumo de 7UP Ice com a 7UP tradicional e outros refrigerantes.

Para Rui Encarnação, o facto da 7UP Ice poder vir a “desviar consumidores da 7UP tradicional não é preocupante. “O fenómeno da canibalização é comum neste tipo de lançamentos. Acreditamos que será em pequena escala devido á inovação deste produto”, refere o responsável, que acrescenta: “Estamos certos que iremos ser um motor do mercado, fazer crescer o segmento lima-limão, gerar experimentação e captar novos consumidores para este segmento”. Segundo dados fornecidos pela marca, a 7UP lidera o seu segmento com 75% de quota de mercado.

Com este lançamento, e como Rui Encarnação refere, a marca tem como objectivos aumentar as vendas e consequentemente fazer crescer a sua quota de mercado, assim como rejuvenescer a marca apelando a consumidores mais jovens. Segundo o director geral da Pepsi-Co, “o target da 7UP são os jovens. A marca foi alvo de um rejunescimento em 2003, pelo que os nossos esforços de comunicação e de marketing centram-se numa faixa etária mais baixa, que são os adolescentes e os jovens adultos entre os 15 e os 25 anos”. Rui Encarnação salienta, no entanto, que “pretendemos que todas as pessoas bebam o novo 7UP Ice”.

O produto está já disponível, que no canal alimentar quer no horeca, e apresenta uma imagem diferenciadora em relação á 7UP tradicional. A nova embalagem é, quase na totalidade, azul, contrastando com o verde da tradicional. Na opinião de Rui Encarnação, a escolha da cor azul “prende-se com o facto de sugerir o efeito refrescante que o produto proporciona e a ligação ao efeito gelo”. A 7UP Ice está a ser comercializada em latas de 0,33 litros e garrafas de 1,5 e de 0,5 litros.

Fido protagoniza campanha

Para comunicar o novo produto, a Pepsi-Cola Portugal está a apostar numa forte campanha de publicidade, concebida pela BBDO Worldwide a adaptada para o nosso país pela BBDO Portugal. A campanha, que será veiculada a partir do final deste mês, tem como protagonista o personagem Fido. Televisão e suportes de publicidade exteriores foram os meios escolhidos pela marca, que não revela qual o investimento canalizado para a campanha de lançamento da 7UP Ice: “Por uma questão de alinhamento internacional, não revelamos esse tipo de informação”, afirmou Rui Encarnação.

No entanto, e segundo o comunicado da marca, “o lançamento de 7UP Ice vai ser acompanhado por um forte investimento publicitário”. Grande parte do investimento está a ser canalizado para a televisão, suporte para o qual a 7UP produziu um filme de 30 segundos. Fido é de novo o protagonista, o que, segundo o director geral da Pepsi-Co Portugal, “revela a aposta da marca neste personagem, que tem uma grande aceitação por parte de todos os consumidores”. Rui Encarnação acrescenta que “a campanha terá também uma forte componente de ponto de venda”. Oferta de materiais promocionais e acções de degustação serão apenas algumas das apostas da marca para comunicar o lançamento do novo produto.

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