ACJ aposta na internet

Por a 16 de Março de 2001

A Visão online arranca no próximo dia 29 e a expectativa é grande. Permitirá o acesso a áreas de debate e a um arquivo online com os conteúdos dos últimos três anos. Ainda antes, no dia 26, estará disponível a Turbo online. Decididamente, a ACJ aposta na informação interactiva

No próximo dia 29, a “Visão” comemora o seu oitavo aniversário com o

lançamento de uma versão digital (disponível a partir desta data

em www.visaoonline.pt). Não se tratando de uma mera transcrição da

versão em papel para este formato, a visão online promete apresentar

uma edição autónoma, com diversas possibilidades. Neste dia serão

distribuídos, juntamente com a revista, um destacável

intitulado “Visão Digital”, onde se pretende abordar a perspectiva

desta publicação face ás novas tecnologias, e um CD com uma

apresentação e acesso directo a este novo meio.

A nova edição da “Visão” será diferente da sua congénere em papel,

incluindo ainda algumas novidades: «O que se prentende é não

duplicar os meios, mas sim manter um aconpanhamento diário — não em

tempo real, entenda-se, não é esta a nossa vocação — de todos os

acontecimentos que constituam a agenda da semana, assegurando o

mesmo crivo da “Visão” tradicional face aos acontecimentos», explica

Ricardo Sécio, director de Internet da Abril/Controljornal.

Outro dos aspectos fundamentais desta nova aposta é o aproveitamento

da possibilidade de intensificar a vertente da interactiviade. «Esta

faceta do projecto pode sintetizar-se em três partes: por um lado, a

recepção de assuntos enviados pelos leitores, que poderão ser

tratados por nós; por outro, os comentários ao produto que agora

lançamos; e, por último, significa uma porta aberta para que nos

possam ajudar a melhorá-lo.»

A edição informatizada disponibiliza também uma base de dados

relacional, «um arquivo dos conteúdos publicados durante os últimos

três anos, acessível pelo tema, palavra-chave, assunto de capa,

número da edição ou data».

Outra das novidades é a criação de uma área de debates, cujo mote

será sempre lançado «por alguém com peso na matéria». Quem participa

nas discussões tem, inclusive, a possibilidade de aceder aos artigos

directamente relacionados com o tema em discussão. Quem assim o

pretender pode ainda beneficiar de um serviço de newsletters e

newsalert.

O modelo escolhido para esta nova aposta da “Visão” foi inspirado na

revista brasileira “Veja”, uma das publicações mais vendidas ao

nível mundial e que já tinha servido de modelo em muitas das

caraterísticas que moldaram a versão em papel.

Turbo Online arranca dia 26

Um outro projecto da ACJ, que estará disponível em

www.turboonline.pt a partir do próximo dia 26, pretende tornar-se

num site de referência do mundo automóvel em Portugal, através de

uma vasta gama de serviços, alguns deles pioneiros no mercado

nacional.

O utilizador poderá aceder a uma base de dados referente aos preços

e características de todos os automóveis novos á venda em Portugal,

bem como a um destaque sobre os melhores negócios disponíveis,

incluindo algumas oportunidades diárias.

De entre as possibilidades contam-se a inserção de anúncios

gratuitos para a venda de automóveis, bem como um alerta automático

sobre compras; uma resposta especializada a questões técnicas e

legais; a publicação de testes comparativos sobre viaturas; uma zona

de debate sobre automóveis; ou o acesso a uma newsletter que permite

receber informação actualizada e personalizada são alguns dos

serviços que esta nova publicação disponibiliza. Com a criação

destes dois novos produtos, a ACJ intensifica assim a vertente

online da sua actividade editorial.

Deixe aqui o seu comentário