SIC e TVI seguem taco-a-taco

Por a 16 de Fevereiro de 2001

A SIC continua a ser a estação com maior share diário, embora os programas emitidos pela TVI sejam os mais vistos da semana

As séries de ficção nacional “Jardins Proibidos” e “Super Pai” e o programa “Big Brother”, todos transmitidos pela TVI, continuam a ser os preferidos pelos telespectadores portugueses. Sem surpresas, mantêm-se como os programas mais vistos durante a semana de 8 a 13 deste mês, segundo os dados apresentados pela The Media Edge tendo em conta o estudo Audipanel efectuado pela Marktest. Curiosamente, e também sem grandes alterações em relação á semana anterior, é a SIC a estação que continua a liderar em termos de share diário.

A semana em análise começou com um caso atípico. A série de humor “Malucos do Riso”, transmitida pela SIC logo após o “Jornal da Noite”, conquistou a primeira posição do ranking diário, com uma audiência média de 19,2% e 46,4% de share. A série “Jardins Proibidos” ocupou, deste modo, o segundo lugar, com uma audiência de 18,8%. Nesse dia, a SIC registou um share diário de 41,8%, enquanto a TVI verificou um ligeiro decréscimo em relação ao dia anterior, ao ficar nos 27,3%. A RTP1, por seu lado, registou uma ligeira subida, para 19,8%.

Na sexta-feira tudo voltou á “normalidade”, com o programa “Big Brother” a ocupar as duas primeiras posições da tabela dos 15 programas mais vistos. A liderar as audiências ficou o “Compacto Noite”, com 18,4% de audiência média, enquanto o “Directo I” alcançou 17,3%. Menos brilhante foi a “prestação” do “Acorrentados — Compacto I”, que não foi além do nono lugar. A SIC voltou a registar o maior share diário, embora tenha descido ligeiramente, o mesmo acontecendo com a TVI. A RTP1 foi o único canal que subiu.

No dia seguinte, a preferência dos telespectadores recaiu sobre a informação, com o noticiário da SIC, “Jornal da Noite”, a conquistar a segunda posição do ranking. À sua frente só os “Jardins Proibidos”, com uma audiência média de 19,4%. Domingo, a TVI voltou a liderar em termos de programas mais vistos. A série “Super Pai” alcançou a liderança, seguida de perto pela transmissão, efectuada pela SIC, do jogo de futebol entre o Bragança e o FC Porto a contar para a Taça de Portugal.

Segunda-feira, e tendo em conta o anúncio do final da série ainda durante a semana em curso, os “Jardins Proibidos” voltaram a liderar a tabela dos programas mais vistos do dia. A série alcançou uma audiência média de 22%, contra os 19,3% obtidos pela “Super Pai”, igualmente transmitida pela estação de Queluz. Os três canais registaram subidas significativas em relação ao share diário.

A tendência de subida foi completamente contrariada no dia seguinte. Tanto a SIC como a TVI registaram descidas ligeiras, com excepção para a RTP1, que subiu para um share de 19%. Em termos de programação, o “Big Brother — Compacto Noite” foi “rei” em noite de nomeações. O programa em directo alcançou, no entanto, apenas a quarta posição, atrás da série humorista “Malucos do Riso” e do “Jornal da Noite”, ambos transmitidos pelo SIC.

Deixe aqui o seu comentário