Arthur Andersen,versão laranja

Por a 3 de Março de 2000

No dia 24 de Janeiro, em 82 países do mundo, os cerca de 80 mil empregados da Arthur Andersen chegaram ao local de trabalho e tudo, em termos de imagem, fora modificado. Qual o objectivo da mudança de imagem? A mudança de imagem foi consequência da nova estratégia da empresa. A Arthur Andersen detectou, face á nova economia, que tinha de se reposicionar. Chegou-se, então, a nove linhas de negócio – Assurance, Business Consulting, Corporate Finance, eBusiness, Human Capital, Legal Services, Outsourcing, Risk Consulting e Tax Services. Achou-se por bem acompanhar esta mudança de estratégia com uma imagem mais apelativa. Porquê a escolha da cor laranja? O laranja foi resultado de um estudo de design. A londrina Enterprise IG foi a empresa que criou, ao nível mundial, a nova imagem. O logotipo foi estudado durante mais de um ano. É que, quando se faz uma mudança de imagem mundial, tem de se pensar nas culturas, nos hábitos e nos gostos e tem de se chegar a um resultado uniforme, que resulte em todo o mundo. Qual o significado do logotipo? A esfera simboliza solidez e união. O laranja simboliza sol, luminosidade e clareza. E no nosso negócio é fundamental ser bem claro e transparente. O tom encarnado representa o poder do fogo. Como vão comunicar a mudança? A primeira fase foi a divulgação interna e junto dos nossos clientes. Numa segunda fase, está prevista uma campanha de imprensa institucional, concebida pela Shift Design, que arrancará daqui a um mês. Vão ainda ser concebidas nove brochuras, uma para cada linha de negócio, que vão ser divulgadas aos clientes. Vão comunicar o avanço da empresa nas novas tecnologias? Sim. Todas as campanhas vão ter a morada electrónica www.arthurandersen.com. O que acontece se a mudança de imagem não for bem sucedida? Pessoalmente, considero que a imagem é importante, mas nada vende se o produto não for bom. Ou seja, se não continuarmos a ter os melhores profissionais e técnicos do mercado, por muito que o marketing seja bem feito, ninguém compra um serviço se for mal servido. A mudança de imagem é motivadora mas não é determinante. E a Arthur Andersen tem bons profissionais e um excelente serviço. O risco da mudança de imagem é muito calculado. Como vê a nova imagem? O laranja é uma cor forte e não é por acaso que no último ano e meio duas grandes empresas – o BPI e a PT – lançaram o laranja em Portugal.

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