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Por a 1 de Outubro de 1999

Na próxima semana já será possível visionar campanhas de publicidade alusivas aos brinquedos e outros produtos de entretenimento relacionados com o filme de George Lucas, que hoje se estreia em quase todas as salas de cinema do país. Assim, a Hasbro vai colocar no ar – na SIC e RTP 1 – anúncios aos jogos electrónicos Tiger (concebidos pela TBWA/EPG) e ás Figuras de Acção e MicroMachines (concebidos pela Guerreiro/DDB). Na imprensa, a Hasbro vai apostar apenas nas revistas com passatempos do Grupo Abril/ControlJornal. «Um investimento que, incluindo a estratégia no ponto de venda, ronda 60 mil contos», adianta a directora-geral da Hasbro. A empresa estima, porém, que até ao final do ano as vendas brutas de produtos da gama “Star Wars” ascendam a 300 mil contos. A Lego também lança os seus anúncios após a estreia do filme, mas investe apenas na SIC. O ponto forte da estratégia de marketing é, no entanto, a colocação dos produtos nos pontos de venda. Nas grandes superfícies foram já criados espaços temáticos que reúnem todos os produtos das marcas associadas á produção da Lucasfilm. A Hasbro está presente no Jumbo, Continente e com topos nos Carrefour e Feira Nova. Uma aposta que se estende também aos principais retalhistas que, de acordo com Isabel Serejo, «trabalham os produtos de um modo diferente. Percebem o fenómeno “Star Wars” de uma forma simples, porque sabem como devem posicionar os produtos nas suas lojas». Os produtos Lego apostam no Continente e no Toys’R’Us, enquanto a Pepsi já marcou presença através de promoções específicas no Jumbo e no Intermarché. Promoções essas que, segundo José Campos, director de marketing da Pepsi, «vão ser, em Outubro, alargadas a outras grandes superfícies com novos prémios exclusivos». Até á data, os packs de seis embalagens de Pepsi deram ao consumidor a possibilidade de adquirir um poster do filme no hipermercado Intermarché. Quem comprasse packs de Pepsi ou Seven-Up no Jumbo recebia um jogo em CD-Rom intitulado “Star Wars, ameaça fantasma». Também numa acção dirigida aos mais jovens, a marca de refrigerantes desenvolveu uma colecção de cromos “Star Wars”. No interior dos packs de seis latas, o consumidor pode encontrar quatro cromos. A colecção fica completa com 20 cromos, que podem depois ser colados na caderneta que sai na edição de Outubro da revista “Super Jovem”, com uma tiragem de 70 mil exemplares. Sem revelar números, José Campos afirma que este foi um investimento «de grande envergadura». Na publicidade, a BBDO – agência que trabalha a conta da Pepsi – optou por anunciar em outdoor de grande formato (8×3), no ar desde 22 de Setembro, e lançar campanhas institucionais e promocionais nas rádios Cidade e Comercial. José Campos acrescenta ainda que «estão previstas acções da Pepsi em cinema».

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