Kia Motors e MKT lançam Shuma

Por a 11 de Junho de 1999

A divulgação do modelo Shuma em Portugal passou por uma estratégia que, em três semanas, pretendia demonstrar as potencialidades do novo veículo

A Kia Motors lançou em Portugal um novo modelo, o Shuma. Para o promover, a marca coreana, agora integrada na Hyundai, desenvolveu com a sua agência, o grupo MKT, toda a estratégia de comunicação global que se dividiu em três fases: duas campanhas publicitárias e uma acção de demonstração do novo veículo, intitulada “Ver para Crer”. Tudo isto nas duas últimas semanas de Maio e primeira de Junho. A primeira fase da promoção assentou numa campanha de publicidade que despertava a curiosidade do consumidor. Como? Através de um filme de televisão onde eram apresentadas as características e aspectos do veículo sem identificar a marca nem o modelo, dando especial relevância áquilo que os responsáveis consideram ser vantagens perante a concorrência. No mesmo filme surgiam várias indicações de locais onde iriam decorrer demonstrações do carro, inseridas na acção “Ver para Crer”. Nesta iniciativa, o Shuma esteve exposto em 25 stands Kia Motors, concessionários e centros comerciais, nomeadamente o Colombo, CascaiShopping, Norte Shopping, Modelo Portimão, Braga Shopping, Maia Shopping e Guimarães Shopping, entre outros. Nos stands, decorados para a ocasião, foram distribuídos folhetos explicativos com as características do veículo. Após o filme-surpresa, e já durante a demonstração, foi a vez do filme-revelação. Com a assinatura “Puro Bom Senso”, o spot mostra o produto e a marca, apostando nas maiores vantagens do Kia Shuma, segundo os responsáveis: «preço, equipamento e serviço pós-venda». Além da televisão, o anunciante escolheu a rádio e a imprensa como suportes.

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